20 anos 1997 - 2017
Cadastre-se e receba
nossas atualizações:
Estado:
Receber em HTML

CURTA NOSSA PAGE NO FACE

QUEM SOMOS:

ABPC - Associação Brasileira de Psicoterapia Cognitiva, é uma entidade sem fins lucrativos, cujo objetivo, enquanto uma organização profissional, científica e multidisciplinar, é facilitar a utilização e o desenvolvimento da Psicoterapia Cognitiva como uma atividade profissional e uma disciplina científica, segundo diretrizes da Associação Internacional de Psicoterapia Cognitiva (IACP - International Association of Cognitive Psychotherapy).

Foi idealizada e fundada com o objetivo de promover o desenvolvimento da Terapia Cognitiva no Brasil, como uma atividade profissional e uma disciplina científica, de uma forma fiel ao seu modelo original, proposto pelo Dr. Aaron Beck e desenvolvido através de quatro décadas por laboratórios de pesquisa em vários países.

A ABPC é ativa ainda em encorajar o desenvolvimento das bases conceituais e científicas da psicoterapia cognitiva, como uma abordagem empírica para problemas aplicados; e em facilitar a utilização apropriada e o crescimento da psicoterapia cognitiva como uma atividade profissional.

A ABPC foi idealizada em 1996/1997 por um grupo de notáveis profissionais brasileiros, liderados por Ana Maria Serra, PhD em Psicologia e Terapeuta Cognitiva pelo Institute of Psychiatry da Universidade de Londres e então Professora Recém-Doutora da Faculdade de Medicina da UNICAMP, por Lélio Moura Lourenço, PhD em Psicologia e então Professor e Coordenador do Depto. de Psicologia da Universidade de Alfenas, e por Ann Blatt, PhD em Psiquiatra e então Professora da Faculdade de Medicina da PUC-Campinas, por sugestão da IACP - International Association for Cognitive Psychotherapy, através de seus Presidentes à época, Christine Padeski e Thomas Dowd, bem como por iniciativa de um grupo de profissionais clínicos e acadêmicos envolvidos com, ou interessados em, Terapia Cognitiva. Durante todo o ano de 1997, esse grupo buscou contato com outros profissionais brasileiros interessados em TC e distribuiu, em várias regiões do país e em vários eventos, centenas de exemplares de uma carta aberta, instando a todos os interessados e envolvidos com a TC a se identificarem, com a finalidade de garantir à ABPC, desde a sua fundação, o máximo de representatividade. Colegas notáveis foram convidados a se juntarem a esse movimento. E a denominação e estatutos da nova associação foram definidos com base no nome e estatutos da IACP.

A fundação da ABPC iniciou-se com a realização de uma assembléia geral em 13 de Dezembro de 1997, em São Paulo, quando, sob uma diretoria interina, foram definidas suas diretrizes, elaborados seus estatutos e iniciados os preparativos para a segunda assembléia geral. Esta se realizou em Campinas, SP, em 24 de Março de 1998, ocasião em que, entre outras questões, o estatuto foi aprovado e a primeira diretoria permanente tomou posse. Nessa oportunidade, recebemos mensagens de congratulações de Christine Padeski e de Thomas Dowd, bem como do próprio Dr. Aaron Beck, felicitando-nos pela iniciativa, recordações guardadas com apreço. Na mesma época, a ABPC foi devidamente registrada nos órgãos competentes, recebeu o imediato reconhecimento nacional e internacional, e se tornou uma legítima representante da terapia cognitiva no Brasil.

A ABPC tem-se demonstrado um fator fundamental para o projeto maior de consolidação da terapia cognitiva em nosso país, segundo os mais elevados princípios de competência, ética e fidelidade cientifica e aplicada. A ABPC representa um marco na afirmação e reconhecimento da terapia cognitiva brasileira no cenário internacional. A promoção de eventos nacionais e internacionais pela ABPC, bem como sua colaboração na promoção de outros eventos, tem representado uma contribuição decisiva para o desenvolvimento da Terapia Cognitiva no Brasil e para o projeto maior de promoção do estudo e da prática da psicoterapia em nosso país. Enfim, a luta pelo progresso da ABPC, com o apoio fiel e generoso de inúmeros amigos e colaboradores brasileiros e internacionais, é grandemente recompensada. Os resultados que vemos hoje superam em muito as mais otimistas expectativas que tínhamos quando de sua fundação!

Destaques



ABPC - Associação Brasileira de Psicoterapia Cognitiva

Av. Lins de Vasconcellos, 3282 - conj. 41 - Vila Mariana
CEP: 04112-002 - São Paulo / SP - Brasil